terça-feira, 15 de junho de 2010

Histórias

O que é uma história, você pergunta?
Uma história é invariavelmente composta por início, meio e fim. Se algum desses elementos não estiver presente, a história estará incompleta, e isso vale para todos os tipos de histórias, desde ficção a fatos que acontecem no presente instante na vida das pessoas, por que toda a vida também é uma história.
Todas as histórias também podem ser divididas em histórias menores, ou
maiores, dependendo de quem a vê e de qual for a história dessa pessoa. As vidas das pessoas também estão incluídas nessa regra, todos podemos contar histórias que aconteceram conosco quando éramos pequenos sem ter que contar toda a nossa vida. Toda história que nós ouvimos, lemos ou vemos, também passa a fazer parte da nossa, enquanto a nossa passa a fazer parte das histórias das pessoas que nos observam e convivem conosco também, sempre sujeitas a alterações feitas pelo autor, fazendo com que sempre seja uma história nova e única.
O mundo nada mais é que um aglomerado de histórias acontecendo, reacontecendo, sendo refletidas, tendo fim... E isso faz do mundo nada mais que uma história monumental, que conta a vida de todos que habitam, habitaram e habitarão nele. E o mesmo vale para o universo.
Tendo isto em vista, tudo que é escrito, tudo que é imaginado e posto em prática, tudo que é sonhado, absolutamente tudo existe e é verdade na história do mundo. As pessoas simplesmente acreditam que aquilo não é verdade pois é algo que as histórias delas não são capazes de assimilar e são obrigadas a negar, mas ainda assim adicionando-as as suas histórias.
Mas da mesma forma que histórias fantásticas podem parecer inconcebíveis para personagens/autores do tempo atual, as histórias deles também podem parecer assim para outras pessoas, de modo que eles não pareçam mais reais do que Dom Quixote ou King Kong.
Toda história tem vida própria, por menor que seja, e é completamente independente de qualquer outra, ainda que sejam sempre interligadas. A realidade nada mais é do que uma história da qual somos personagens ativos, como nossas histórias, tudo aquilo que não encaramos como realidade são apenas histórias com outros personagens, que nós não conhecemos, e com suas histórias, que nós não aceitamos, mas não estamos certos ao fazer isso.
Histórias, enfim, são a verdade. Ainda que nem todas "existam", todas elas viverão além de seus autores e personagens, pois ainda que sejamos nós que as escrevemos e as moldamos, é somente atravéz delas que atingimos a imortalidade.

6 comentários:

  1. Perfeito, assim como você.
    Mesmo que no fundo esteja me contradizendo por que todos nós somos seres errantes e imcompletos... meus olhos só enxergam sua beleza sem tamanho.

    (O que fazer quando a inspiração transborda e as palavras apenas fluem sem rumo?)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, você escreve muito bem - mas eu já tinha constatado isso quando você me mandou um certo texto.

    ResponderExcluir
  3. "Uma história é invariavelmente composta por início, meio e fim. Se algum desses elementos não estiver presente, a história estará incompleta"

    Avisa isso pro roteirista de Onde os Fracos Não têm vez. Tô esperando o final daquilo até hoje...

    ps: o texto tá supimpa!

    ResponderExcluir
  4. "Tendo isto em vista, tudo que é escrito, tudo que é imaginado e posto em prática, tudo que é sonhado, absolutamente tudo existe e é verdade na história do mundo." essa é minha filosofia de vida, não poderia ter definido melhor!
    Adorei o texto, muito mesmo =)

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da forma que vc escreveu e concordo mostly com a definição
    (nao concordo q toda historia tem inicio meio e fim, por questoes metafisicas que me fazem pensar que nem toda historia tem fim e algumas historias podem ser anacronicas)
    Mas non posso deixar de citar:

    "Não espereis que, de acordo com o costume dos retóricos vulgares, eu vos dê a minha definição e muito menos a minha divisão.Com efeito, que é definir? É encerrar a idéia de uma coisa nos seus justos limites. E que é dividir? É separar uma coisa em suas diversas partes."

    ResponderExcluir
  6. uma história sem fim é uma história q jamais estará completa, e essa é a beleza dela, sempre continuando e evoluindo ad aeternum ^^
    amo elogio da loucura *-*

    ResponderExcluir